5 Passos Para Você Alcançar sua Independência Financeira

55 Flares 55 Flares ×

independência financeiraSe você, assim como nós do Investindo agora, tem o intuito de conquistar sua independência financeira para que tenha mais tempo livre para fazer o que bem entender da vida, então continue conosco, pois lhe daremos um passo a passo usado por nós de como chegar lá.

O que é independência financeira?

A independência financeira nada mais é do que você ter dinheiro suficiente para conseguir pagar suas contas, ter dinheiro suficiente para lhe dar uma qualidade de vida boa, em que você tenha renda para fazer aquilo que gosta.

E isso tudo sem ter que trabalhar, ou seja, fazendo o dinheiro trabalhar para você.

Se você abriu este artigo para leitura, então assim como nós, você também pretende chegar nesse objetivo futuramente.

Listaremos então alguns passos para que comece desde já o processo para garantir sua independência financeira no futuro.

Primeiro passo #1: Gerar mais renda

Sabemos que parece até brincadeira por ser tão óbvio, porém colocamos esse passo, pois você precisará dele para utilizar no #4 passo.

Caso você tenha alguma forma que consiga ganhar um dinheiro extra, essa é a hora, pois é ideal que você aumente seu rendimento neste momento, e claro, não gaste o mesmo, guarde com você ou em alguma poupança, apenas de imediato para depois investir.

Desta forma você estará com renda para poder investir, pois esse é nosso objetivo principal, sem renda, não conseguimos fazer com que o dinheiro trabalhe para nós.

Então sempre que possível, gere mais renda para poder investir futuramente.

Segundo passo #2: Economizar o máximo possível

O objetivo aqui é simples, gastar menos do que você ganha, pois desta forma terá renda sobrando para investir.

Evite dívidas, gaste com o que realmente for necessário, pois é essencial ter sempre sua conta positiva, para as coisas não saírem do eixo e acontecer algo que não foi previsto.

Faça sempre um planejamento de suas contas para saber quais são seus gastos mensais e assim saber quanto da sua renda terá que usar para pagá-las.

Desta forma, estará mais seguro de quanto poderá usar o que sobrar para poder investir.

Assim o primeiro passo, atrelado com as sobras que obter no segundo passo, estará no caminho certo para alcançar sua independência financeira.

Terceiro passo #3: Defina seus objetivos

Neste passo, você irá traçar quais tipos de investimentos você ira usar.

Ou seja, usaremos a renda fixa e renda variável para aplicar nosso dinheiro, ou só aplicaremos em um deles, ou usaremos algum outro tipo de investimento.

Para saber mais sobre quais tipos de investimentos de renda fixa podem ser utilizados, clique aqui.

E para saber sobre os de renda variável, clique aqui.

Você poderá usar também a alocação de ativos como estratégia, ou seja, colocar uma parte do seu capital em cada tipo de investimento.
E neste caso, é o que aconselhamos, não colocar seu dinheiro apenas em um tipo de investimento, é ideal e crucial para reduzir os riscos que você faça a diversificação de sua carteira.

Por exemplo, caso você queira comprar ações, pois este é o tipo de investimento que mais te atraí. Então, você pode investir parte em ações, e parte como exemplo em um título de renda fixa, por exemplo, o tesouro direto.

Desta forma, você estará garantindo maior segurança para seu investimento.

Quarto passo #4: Hora de investir, aperte o play!

Após você ter seguido os passos anteriores, ou seja, conseguiu gerar mais renda, conseguiu economizar e fazer seus gastos ficarem menores do que seus ganhos, definiu seus objetivos e estratégias, está na hora de investir.

Caso tenha decidido investir em ações e no tesouro direto como nosso exemplo, você precisará abrir uma conta em uma corretora para executar seu investimento.

Sendo assim, pesquise as corretoras existentes e abra a conta em uma que mais lhe der vantagens para fazer seus investimentos, ou seja, lhe der descontos.

Caso você tenha definido algum outro tipo de investimento diferente dos citados aqui, ok! Nosso intuito foi para abrir sua mente que investir é uma ferramenta ideal para conquistar sua independência financeira.

Esse é o ponto chave, INVESTIR!

E o importante é você fazer um planejamento para o futuro!

Quinto passo #5: Busque melhor qualidade de vida e continue investindo

Esse passo para você usufruir de seus investimentos para melhorar sua qualidade de vida. É ideal que use seu tempo para aprender coisas novas e para fazer o que gosta, ou até trabalhar no que gosta.

E a dica importante, continue investindo para aumentar sempre seu patrimônio, pois dessa forma estará mais seguro mantendo sua carteira, principalmente pensando em longo prazo.

Claro que, perdas nos investimentos, não quer dizer para você para de investir, quer dizer para você refletir onde errou no seu planejamento para não erras mais.

Investir em ações é opção muito atrativa, pois ela poderá gerar bons lucros ao decorrer dos anos.

E outra informação mais do que importante, procure sempre estar ao lado das pessoas que o façam bem, isso é essencial para ter bons resultados nos investimentos.

Para finalizar, uma Dica Valiosa, não pare agora continue lendo!

Eu sei que você pode estar cansado da leitura, porém essa dica é mais do que importante para você ter sucesso no passo a passo descrito acima para buscar sua independência financeira.

Muitas pessoas param no meio do caminho quando começam a fazer algo, seja lá o que for, pois muitas vezes algo atrapalha e faz com que a mesma desista.

Caso você em alguns momentos tome essa atitude na sua vida, vou te dar um conselho, mesmo sabendo que conselho nem sempre é absorvido como deveria.

Vou citar aqui como exemplo o nosso assunto principal do texto, a busca pela independência financeira.

Quando você pensar em desistir, ou simplesmente parar de correr atrás desse objetivo estipulado, pense o seguinte.

Hoje na situação normal em que vivemos, trabalhamos mais tempo do que temos para aproveitar nossa vida, ou seja, se você trabalha 8h por dia, e seu turno termina às 18h, por exemplo, o resto das horas do dia é o que você tem para aproveitar com sua família, isso até sua hora de dormir.

Então se fizer um cálculo básico caso você costume dormir, por exemplo, às 24h, você têm 6h para aproveitar o restante do dia, sem contar é claro o fim de semana.

Pensando dessa forma, creio que todos nós queremos aproveitar mais nossa vida da forma que quisermos e trabalhar o menos possível.

Seguindo o princípio de Pareto, colocaríamos da seguinte forma, com 20% dos nossos esforços de trabalho, conseguiremos 80% de resultado e tempo para usar da forma que quisermos.

Desta forma, a dica valiosa é a seguinte, sempre se lembre de um de seus bens mais preciosos, o “Tempo”, que assim você não vai desistir de buscar sua independência financeira para que possa ter mais tempo livre para aproveitar sua vida da melhor maneira possível e também não deixe que nada nem ninguém façam você desistir do seu objetivo.

Fica aqui nossa dica e até a próxima!