7 erros cometidos pelo investidor iniciante, saiba como fugir deles!

44 Flares 44 Flares ×

investidor inicianteQuando decidimos investir, todo cuidado é pouco para não cometermos erros e perder todo nosso dinheiro antes mesmo do sol se pôr, desta forma o investidor iniciante necessita ter cautela e aprender alguns conceitos antes de começar a investir.

Listaremos alguns erros cometidos pelo investidor iniciante, e vamos propor dentro de cada erro uma sugestão para fugir do mesmo, porém é ideal que essa sugestão sirva como complemento para agregar valor ao seu pensamento que deve ser considerado também.

Os erros seguem por uma certa ordem de importância, claro que cada um pode interpretar da sua melhor maneira, porém seguindo esses passos é certo que você encontrará um caminho para investir melhor e com mais segurança.

Siga conosco então:

Erro #1 Estudar: Principal erro é negligenciar a busca pela informação.

O maior dos erros do investidor iniciante é negligenciar a busca por informações, deixar de se informar, e simplesmente agir com o intuito de investir por investir, só para dizer que agora se tornou um investidor, que também participa do mercado, sem saber ao menos onde está colocando seu dinheiro, isso é um erro fatal.

Sugerimos se especializar, ou mesmo pesquisar o básico para saber as armadilhas que o mercado proporciona, é essencial, pois até mesmo aqueles que são experientes e estão a bastante tempo no mercado cometem erros, então é necessário saber onde você está querendo entrar.

Nos dias atuais, o que não falta é informação, então procure livros, páginas na internet, ebooks, mentores, o que achar interessante, mas busque informação, aqui mesmo no blog você encontrará algumas recomendações de livros que é ideal para adquirir conhecimento de qualidade.

Erro #2 Sem objetivo não se vai a lugar algum.

A “falta de objetivo” atrapalha em nossa vida como um todo, não apenas para investir, pois sem objetivo vagamos por longos anos sem saber onde queremos chegar, e o que mais acontece é olhar pra trás e pensar que poderia ser diferente.

Então, estabeleça um objetivo quando for investir, é ideal que você saiba onde quer chegar, por exemplo, vou investir para trocar de carro, ou trocar de casa, quero investir pois quero multiplicar minha renda, ou podemos ir mais além, quero investir para que meus investimentos tornem-se minha renda principal.

Então ao investir, estabeleça onde quer chegar.

Erro #3 Planejamento: Não montar o passo a passo.

Quando decidimos investir, sua mente já estará condicionada ao ganho, pois ninguém coloca seu dinheiro em qualquer investimento que seja para perder, porém investir sem planejar, comprar algum ativo de renda fixa, ou alguma ação na bolsa de valores apenas por comprar achando que no final você sairá vitorioso, na maior parte dos casos o final não acontece dessa forma.

Para que consigamos obter rentabilidade com nossos investimentos, é preciso planejar, colocar em pauta os objetivos, o valor que irá investir, o percentual que deseja alcançar, uma margem para prejuízo, ou seja, o passo a passo para não haver surpresas, ou pelo menos minimiza-las.

Erro #4 Perfil do investidor: Não saber quem você realmente é.

Como será seu psicológico após feito seu investimento, você não para de pensar nele, ou você age com tranquilidade sabendo que investiu com segurança após analisadas as informações sobre seu investimento, caso você se encaixe na primeira opção está começando errado, pois você acabará tomando decisões precipitadas e saindo no prejuízo. O mercado de renda variável está cheio de investidores assim, e que acabam tornando mais ricos aqueles que agem com tranquilidade e frieza, e cada vez mais perdendo todo o seu recurso.

Então procure descobrir o seu perfil de investidor, para depois investir, pois desta forma estará mais seguro e confiante para executar suas transações e aumentar sua rentabilidade.

Erro #5 Tempo: Não pense que investindo hoje vai ficar rico amanhã.

O investidor iniciante comete o grande erro quando pensa que a multiplicação do seu dinheiro acontece do dia pra noite, a verdade é que com o tempo você vai construindo sua carteira de investimentos, e entre perdas e ganhos você consegue chegar no seu objetivo, porém nada melhor do que a calma e paciência para que tudo ande conforme planejado.

Como diz aquele velho ditado “Não coloque a carroça na frente dos bois”, então não se apresse com seus investimentos, com calma, paciência e bastante dedicação, chegamos onde queremos.

“Keep Calm”…

Erro #6 Acreditar em Gurus (Famosos especialistas) e esquecer que você pode ser melhor do que eles.

Há muita gente à procura de gurus capazes de mostrar e apontar caminhos de facilidade, as pessoas querem investir onde os analistas apontam como as melhores e mais promissoras, porém esquecem que a maior parte deles estão querendo colocar o seu dinheiro no bolso ou tem algum interesse por de trás das informações passadas.

Então, antes de seguir o que te passam, tente ser o mais crítico possível ao analisar cada palavra enviada, e extraia o que julgar correto e expurgue o que não for, dessa forma, estará agindo com sensatez, e uma dica, tente comparar informações com outras pessoas que chegaram no caminho do sucesso, para saber se você está no caminho certo.

Erro #7 Pensar que irá ganhar sempre.

O excesso de autoconfiança pode estar ligado a este erro, pois quando o investidor pensa que sabe o bastante, acaba saindo no prejuízo, ainda mais quando está a pouco tempo neste ramo.Investidor iniciante

Mesmo sendo investidor iniciante, você pode entrar no mercado já com conhecimento superior aqueles que já estão a bastante tempo, porém pensar que o risco não existe porque você tem bastante teoria é a mesma coisa que querer enxergar no escuro.

Entenda que o mercado é arriscado para qualquer tipo de investimento, sendo assim é ideal que você sempre mensure uma margem de perda, pois não sabemos do futuro, e com uma margem de perda teremos a possibilidade de evitar perdas maiores, e com perdas menores, podemos investir mais e rentabilizar mais.

Então vamos recapitular as informações passadas até agora, eu sei que já deve estar cansado de ler, porém a leitura é a alma do negócio, quem realmente deseja se tornar um investidor de sucesso, precisa de informação.

Para facilitar, vamos colocar em tópicos curtos nossas dicas:

1) Estudar é a melhor arma para se tornar um investidor profissional e de sucesso;
2) Determine seu objetivo antes de investir;
3) Planeje um passo a passo pra não ter surpresas;
4) Trace seu perfil de investidor, é essencial saber como você se portará no mercado;
5) Ganhar dinheiro investindo leva Tempo, tenha paciência;
6) Não acredite em Gurus, aprenda a ouvi-los, mas não a segui-los;
7) Perder também faz parte do jogo, coloque uma margem de perda, para não perder tanto.

Bom, finalizaremos por aqui, o objetivo de abrir a mente creio que foi alcançado, caso tenha alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário abaixo para compartilhar nossas ideias.

E aproveite para se cadastrar para receber em primeira mão nossas novidades.

Até a próxima!