CDB – Certificado de Depósito Bancário

0 Flares 0 Flares ×

cdbO conceito dos CDB – Certificados de Depósito Bancário baseia-se em títulos nominativos emitidos pelos bancos e vendidos ao público como forma de captação de recursos.

Para ficar claro, os bancos emprestam parte do dinheiro que depositamos em sua conta e nos pagam com juros posteriormente.

Os CDBs podem ser negociados a partir de uma taxa fixa  que no caso são chamados CDBs pré-fixados, de juros ou uma taxa atrelada a índices econômicos chamados CDBs pós-fixados, como CDI, SELIC, IPCA, entre outros.

Os prazos variam de instituição para instituição e estão sujeitas à incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto de Renda na Fonte (IRF).

Em relação ao CDB pré-fixado, ele não tem um prazo mínimo, a rentabilidade e determinada no ato da compra, dessa forma você saberá exatamente quanto receberá no vencimento.

Já o pós os bancos podem oferecer com ou sem liquidez diária, a rentabilidade vai de acordo com os indexadores como por exemplo o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), dessa forma vai depender como será a negociação com o banco, ou seja, qual percentual do CDI eles vão pagar no CDB.

A negociação precisa ser feita de forma que seja favorável a sua expectativa, pois os bancos seguem de acordo com a oferta e demanda, dessa forma é preciso analisar a viabilidade.

A sugestão é pesquisar as taxas de outras aplicações, por exemplo o Tesouro direto e também para os pós fixados é ficar mais próximo de 100% do CDI. E quanto mais tempo deixarmos a aplicação menos tributos pagamos em cima da rentabilidade, pois existem os prazos de cobrança do imposto em cima do rendimento em curto ou longo prazo.

O risco de investimento sempre teremos em qualquer modalidade, porém é uma aplicação mais garantida e temos o amparo do Fundo Garantidor de crédito – FGC, então  nos da mais segurança par investirmos com tranquilidade.

Invista em CDB e garanta um bom rendimento com segurança!

Gostou do texto ? Cadastra-se e fique por dentro das novidades. E o melhor, saia da zona de conforto e perca o medo de investir, seja um investidor de sucesso.