Como investir dinheiro e se tornar um Novo Rico

10 Flares 10 Flares ×

idai1Para começo de conversa, para saber como investir dinheiro e se tornar um novo rico, é preciso determinação. Então caso você não esteja determinado a buscar isso não compensa seguir adiante, caso contrário, continue conosco.

A jornada pela independência financeira é longa, porém gratificante quando colocamos um objetivo e vamos atrás dele até conseguirmos chegar lá.

A maioria das vezes as pessoas param e pensam… Investir dinheiro… Ficar Rico… Será que isso é pra todo mundo, ou será que é só para as outras pessoas?

A cultura enraizada das pessoas em que elas pensam em estudar absurdamente, trabalhar muito e aproveitar a vida quando sobrar tempo já vem ao longo de décadas.

Porém a muitas pessoas que sentem prazer em fazer isso, então que continue assim. O mundo capitalista e a mídia podem acabar afetando sua mente e não deixar você mudar, pense sobre isso.

Sendo assim, se você é uma pessoa que pensa diferente, assim como nós do Investindo Agora, e vê que o mundo está seguindo de uma forma diferente do que você pretende seguir, não se assuste, na maioria das vezes é melhor seguir pelo caminho contrário da multidão.

O que queremos dizer com isso, caso você seja uma pessoa que pretende alcançar sua independência financeira, ou seja, trabalhar por conta própria e ter dinheiro suficiente para pagar suas contas e viver intensamente você está no caminho certo.

Neste texto abordaremos dois temas e um deles é a base para conquistar o outro. Falaremos como investir dinheiro e se tornar um Novo Rico.

E que investir e ficar rico, sendo você ou eu e também todo mundo podemos fazer e ser basta querer.

Muitos gurus apresentam fórmulas mágicas para isso, mas na real, não existe essa tal fórmula, existe sim várias informações de como chegar lá, porém para chegar só você conseguirá e claro, se tentar.

Então vamos lá.

Primeiramente, vamos falar sobre os Novos Ricos.

Quem são os Novos Ricos?

como investir dinheiro1

Após a leitura de um livro muito interessante e gostoso de ler, e que recomendamos aqui no blog que é o livro de Tim Ferris “Trabalhe 4 Horas por Semana” chegamos a esse tema, os Novos Ricos.

Conforme o livro, os Novos Ricos são aqueles que vivem uma vida de rico sem ser um rico, mas hããããããm…. como assim???

E isso mesmo que você leu, e o que isso quer dizer é simples, você não precisa ter fortunas para viver como um rico, mas precisa claro ter um renda consideravelmente boa para se manter.

O que Tim Ferris quis dizer é que se você consegue alcançar sua independência financeira e com sua renda ter tempo e mobilidade para conseguir se sustentar e fazer todas as coisas que deseja, você pode se considerar um novo rico.

Mas como conseguir isso? Através de determinação é claro, mas criando meios de trabalho que exige que sua presença seja menos importante possível, como exemplo, criar uma empresa totalmente online, ou fazendo investimentos, ou de qualquer outra maneira que não consuma mais que 20% do seu tempo.

Vamos dar um exemplo real, suponha que você tenha uma empresa que funcione 100% online e você não precise dispor os 20% do seu tempo para gerencia-la e dessa forma ela gere uma renda de 5 dígitos (Ex: 80 Mil reais).

Sendo assim, você tem uma renda muito boa e também terá o seu bem mais precioso que é o TEMPO para usa-lo da maneira que bem entender, sendo em viagens, fazendo esportes, conhecendo novas áreas de estudos, seja lá o que for.

Muito bom isso não é?

Com certeza!!!

Conseguiu assimilar a ideia?

Vamos colocar em tópicos para entender melhor quem são os Novos Ricos:

~~> São aqueles que ganham dinheiro sem precisar estar presente na sua empresa;

~~> São os que fazem investimentos e que colocam o dinheiro para trabalhar no piloto automático;

~~> São os que trabalham usando 20% ou menos do seu tempo;

~~> Aqueles que aproveitam sua vida usando seu Tempo e Mobilidade da forma que bem entendem;

~~> Aqueles que constroem a sua própria aposentadoria sem esperar e precisar do dinheiro do INSS;

Agora acredito que você tenha entendido sobre quem são os Novos Ricos, caso queira comprar o livro, clique aqui.

Você também pode ler a resenha que fizemos sobre o livro:

– Trabalhe 4 Horas por semana, diz Tim Ferris!

Então para finalizar sobre ser um Novo Rico, leia esse trechinho do livro que colocamos abaixo:

“Os Novo Ricos (NR), são aqueles que abandonam os planos de uma vida adiada e criam estilos de vida luxuosos no presente, usando a moeda dos Novos Ricos: Tempo e Mobilidade.”

Agora vamos associar esse assunto ao nosso tema principal: Como investir dinheiro.

Mas antes de continuar, cadastre seu email abaixo e receba todas as novidades do blog Investindo Agora e fique por dentro de tudo que rola aqui.

Cadastre para receber gratuitamente as atualizações do blog!

 

Como Investir Dinheiro

como investir dinheiroPara investir dinheiro, precisamos primeiro de tudo ter capital para isso, então ter o dinheiro é extremamente necessário.

E como conseguir dinheiro, não vamos aprofundar nesse tema, porém se seguir esses dois simples passos você já terá como conseguir o suficiente para investir:

  • Gaste menos que você ganha.

-> Gastar menos do que ganha significa que você consegue controlar sua renda e mante lá para eventuais imprevistos, e não só isso, também pode usar a diferença para investir, o que essencial para nosso caso.

  • Consiga alguma fonte de renda extra.

-> A inúmeras formas de você conseguir uma renda extra, sendo conseguindo um emprego que não consuma tanto tempo e que você possa fazer nas suas horas vagas, ou você pode ganhar dinheiro montando alguma página na web para vender produtos de afiliados através do Hotmart, ou seja, a várias formas para conseguir renda extra, coloque sua mente para pensar.

Em busca do sucesso financeiro

Agora que já existe um capital para investimento, vamos ao que interessa, investir dinheiro para multiplicar sua renda e se transformar em um Novo Rico.

Hoje existem várias opções de investimento, dentre elas temos, investimentos em renda fixa, investimentos em renda variável, investimento em um negócio próprio, investimento em franquias e por ai vai…

Como seu objetivo é usar seu tempo para fazer o que bem entender, vamos colocar opções para poder investir que você não precise demandar tanto do seu tempo.

Nosso intuito não é colocar o melhor investimento, pois essa decisão deve ser do próprio investidor, mas sim de educa-lo financeiramente para que faça a melhor escolha.

Educação Financeira, primeiro passo

Antes de qualquer coisa, queremos dizer que ao investir, é ideal que se saiba o mínimo sobre o investimento que deseja fazer.

O porquê disso? Para não perder seu precioso dinheiro é necessário que se tenha o mínimo de conhecimento possível, porém quanto mais, melhor.

Os maiores investidores sabem muito bem o que é isso, pois sem informação você não chega em lugar nenhum, na verdade chega sim, a perda de todo o capital.

Então resumindo, antes de investir, procure saber tudo sobre aquele investimento que você está entrando.

Investindo com maior segurança e sem dispor de muito tempo

Investir dinheiro ao contrário do que muitos ainda pensam e tem resistência dê fazer, pode deixa-lo num futuro muito promissor e satisfatório.

Por isso colocamos acima que é essencial a busca por informações.

Para investir sem dispor de muito tempo, uma estratégia e aplicar seu capital no modo passivo.

O que significa isso? É alocar seu dinheiro em alguns ativos sem que você precise ficar dispondo de muito tempo para analisar sua carteira, isso se chama investimento passivo.

Desta forma, de tempos em tempos, você irá movimentando seu capital com intuito de reduzir seus custos e também o tempo de análise do mercado.

Vamos citar um exemplo de carteira no modo passivo usando investimentos em títulos de renda fixa e renda variável.

Títulos de renda fixa

Mesmo investir em renda fixa é ideal que você diversifique os títulos, como por exemplo:

  • Títulos prefixados;

São os títulos com uma taxa específica, e que você já saberá o rendimento ao final do vencimento do título.

  • Títulos pós-fixados.

Aqueles que são indexados à alguma taxa, por exemplo a SELIC, ou IPCA.

Você poderá colocar como exemplo 50% em títulos prefixados e 50% em títulos pós fixados, desta forma diversificará seu investimento.

Os títulos de renda fixa com boa rentabilidade e baixo risco são os públicos, como os títulos do Tesouro Nacional, o Tesouro Direto, porém a alocação pode ser feita em outros títulos, como os CDB’s, Debêntures, LCI, LCA, etc.

Alguns títulos de renda fixa como o Tesouro Direito, podem ser negociados sua venda antes do vencimento, porém é ideal que se faça um estudo de viabilidade para ainda sim obter rentabilidade após a venda.

Recapitulando, é ideal a diversificação nos títulos de renda fixa podendo colocar da seguinte forma, 50% em títulos prefixados e 50% em títulos pós-fixados.

Títulos de renda variável

Para investir em renda variável, é ideal que se busque os títulos que tenham um menor risco possível, e as menores taxas, pois queremos colocar nossa carteira no piloto automático e gastar menos com as taxas.

Desta forma, pensando em investir com maior segurança com menores riscos, podemos investir em ETF’s, que são Fundo de investimentos em índices, que no caso você investe em um índice e que o mesmo compõe diversas ações.

Mas caso o investidor tenha interesse em investir diretamente em ações, é ideal que se faça uma análise detalhada da empresa para reduzir os riscos.

O investidor também pode considerar o fato de investir em empresas que pagam bons dividendos, ou empresas com potencial de crescimento.

Colocando em percentuais, citaríamos da seguinte forma:

  • 50% em ETF’s.
  • 50% em ações.

Caso você queira ser mais conservador, invista 100% em ETF’s.

Diversificando sua carteira (Renda fixa x Renda variável)

Esse é o ponto chave na hora de investir seu dinheiro, pois para obter sucesso é ideal que coloque seu dinheiro em mais de um tipo de investimento, pois caso ocorra algum imprevisto e tenha prejuízo em algum investimento, com a diversificação, algum outro investimento irá cobrir a perda.

Então dessa forma colocaríamos uma proporção para os investimentos de acordo com o perfil de cada investidor.

Exemplo:

  • Investidor conservador ~> 70% em renda fixa e 30% em renda variável;
  • Investidor moderado ~> 50% em renda fixa e 50% em renda variável;
  • Investidor agressivo ~> 30% em renda fixa e 70% em renda variável.

Não estamos colocando aqui para que seja o modo em que você deve seguir, porém é um exemplo de como você pode alocar seu dinheiro de forma mais estratégica.

Pois ainda sim, podem existir investidores, que investem única e exclusivamente em renda fixa, ou então em renda variável.

Então, dando “nome aos bois” ficaria assim:

Carteira do investidor conversador

70% em renda fixa:

  •  Títulos do Tesouro direto ou CDB’s, LCI, LCA, etc.
  •  35% títulos prefixados e 35% pós fixados ou os 70% em um deles.

 30% em renda variável:

  •  15% em fundo índice;
  •  15% ações.
  •  30% em um deles.

Carteira do investidor moderado

50% em renda fixa:

  • Títulos do Tesouro direto ou CDB’s, LCI, LCA, etc.
  • 25% títulos prefixados e 25% pós fixados ou os 50% em um deles.

 50% em renda variável:

  • 25% em fundo índice;
  • 25% ações.
  • 50% em um deles.

Carteira do investidor agressivo

30% em renda fixa:

  • Títulos do Tesouro direto ou CDB’s, LCI, LCA, etc.
  • 15% títulos prefixados e 15% pós fixados ou os 30% em um deles.

 70% em renda variável:

  • 35% em fundo índice;
  • 35% ações.
  • 70% em um deles.


Concluindo

Bom, para finalizar, pois este texto já esta bem extenso, porém como dissemos no início, para ter sucesso é preciso ter determinação. Ler o texto até o final faz parte disso.

Como citamos, unindo os temas sobre como investir dinheiro e se tornar um Novo Rico, é o nosso objetivo final.

Então investir dinheiro de forma consciente e buscando sempre multiplicar nosso capital, manter uma renda estável é a base para tornarmos um Novo Rico.

Não existe fórmula mágica, porém tornar se bem sucedido e independente financeiramente é possível através de muito suor e busca incessantemente.

E para não perder tanto tempo para investir, não é necessário entender afundo sobre investimentos, mas buscar saber o mínimo sobre cada investimento citado acima e adotar essa estratégia de investimento passivo, é sem dúvida investir inteligentemente.

Até a próxima e sucessos.

Caso tenha ficado alguma dúvida, ou queria fazer alguma sugestão ou comentário, fique a vontade para escrever ai embaixo!