Investir em Franquias

1 Flares 1 Flares ×

FranquiasNeste artigo você vai entender um pouco mais sobre como investir em franquias, continue lendo para ampliar seu conhecimento.

O que é Franquia?

Franquia é uma estratégia utilizada em administração que tem como objetivo um sistema de venda de licença na qual o franqueador (dono da marca) cede, ao franqueado (pessoa disposta a comercializar a marca), o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços, desta forma, qualquer pessoa pode começar a investir em franquia.

Algumas pessoas desejam ter o próprio negócio. Desta forma uma das opções que são bem avaliadas no mercado nos dias atuais e que podem transformar a vida de um empreendedor, e vem crescendo cada vez mais são as franquias. Abrir uma franquia significa, para muitas pessoas, a realização do sonho do negócio próprio. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), apenas 15% das franquias fecham em até cinco anos após a inauguração, contra 80% das empresas normais.

As Franquias tiveram início no século 19, nos Estados Unidos, como solução para empresas que tinham problemas em distribuir seus produtos e expandir suas marcas após a guerra civil. A primeira a adotar o modelo foi à fábrica de máquinas de costura Singer, que estabeleceu uma rede de revendedoras no país. Durante os anos 50, redes como McDonald’s, Burger King e Dunkin Donut’s surgiram nos EUA, e a partir dos anos 70, franqueadoras americanas abriram unidades fora do país. No Brasil, o modelo começou a se destacar nos anos 60, com redes de escolas de idiomas como Yázigi e CCAA, mas foi somente na década de 90, com o impulso dado pela globalização e pela internet, que o modelo de investimento em franquias teve sua ascensão nacional.

 Abrindo uma Franquia

A pessoa interessada deve procurar saber tudo sobre as possibilidades e riscos da aquisição do empreendimento, tais como em qual mercado está inserida a franquia desejada, qual público alvo, se tem mercado para aquela determinada franquia, como é a gestão de mesma, entre outras. Em sites como o da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e revistas especializadas, como o Guia de Franquias, é possível conhecer as particularidades do sistema.

Depois de tomada a decisão de se tornar um franqueado e escolhido em qual franquia investir o candidato deve se informar sobre os investimentos necessários, detalhes sobre a empresa franqueadora, taxas a serem pagas e simulações de resultados. É muito importante saber o valor de investimento, o prazo de retorno e o capital de giro necessário, pois sem esses detalhes, você estará com a visão no escuro, e não saberá se terá retorno sobre o investimento.

Sentir-se determinado é essencial contra uma possível desmotivação durante os primeiros meses. É necessário ter consciência das projeções de lucratividade, e de que a maioria dos negócios demora um tempo para atingir o ponto de equilíbrio (despesas são equivalentes à receita), lucro zero, porém com a certeza que pelo menos as despesas estão sendo pagas e que o negócio começa a caminhar para o sucesso.

A lucratividade começa a aparecer, em média, depois de um ano e meio a dois de iniciada a franquia, pois se começar a ter um pouco mais de estabilidade no cenário.

Para começar, é comum que as pessoas optem por franquias baratas, pois dessa forma é menos arriscado e caso aconteça algum imprevisto, não se perdeu todo o dinheiro guardado para investir, e também é ideal para ter experiência, para após fazer investimentos mais agressivos.

 Os benefícios para o franqueador

O franqueado financia grande parte da expansão; franqueador focado na produção e desenvolvimento de novos produtos e serviços; os franqueados atingem resultados superiores aos obtidos por unidade própria, sendo parceiros altamente moralizados e motivados; existe a criação de um canal de distribuição fluido, eficiente e diferenciado; a imagem da marca sai cada vez mais reforçada; descentralização da estrutura, gerando benefícios em termos de custos fixos menores do que com unidades próprias; possibilita ganhos acrescidos em economias de escala; o sistema possibilita expansão de mercado de forma rápida, pois a abertura de novos espaços é célere; viabiliza ações de promoção e de marketing de forma conjunta e coordenada.

Para concluir, pois o texto já está ficando extenso e para você não ficar esgotado, faça um investimento em franquia, junte-se a muitos brasileiros que estão obtendo sucesso com esse tipo de negócio, clique aqui e conheça alguns tipos de Franquias.

Espero ter ajudado, e se gostou continue conosco para saber mais dicas sobre Franquias em nossos próximos artigos.