LCA – Letra de Crédito do Agronegócio

64 Flares 64 Flares ×

LCAApesar ser um investimento pouco conhecido, a LCA – Letra de Crédito do Agronegócio tem atraído alguns investidores a optar por este tipo de investimento. Nosso objetivo é mostrar a vocês leitores o conceito principal desse investimento e descrever as vantagens e desvantagens do mesmo.

O que é?

De acordo com a Cetip, a LCA é um título emitido por uma instituição financeira. É utilizado para captar recursos para participantes da cadeia do agronegócio. Criados pela Lei nº 11.076, esses papéis tem como um de seus atrativos o fato de que os investidores pessoas físicas têm seus rendimentos isentos de Imposto de Renda.

Um dos diferenciais das LCAs registradas na Cetip é a gama de lastros (garantias) que podem ser atrelados a elas, e como lastro, entende-se os direitos creditórios vinculados a produtores rurais, suas cooperativas, e terceiros, inclusive empréstimos e financiamentos relacionados com a produção, comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos ou insumos agropecuários ou de máquinas e implementos utilizados nesse setor.

Vantagens e considerações

~> Isenção de imposto de renda (IR) para pessoas físicas;

~> Isenção de imposto sobre operações financeiras (IOF);

~> Boa rentabilidade;

~> Baixo risco.

Investir em LCA é vantajoso pelas isenções dos impostos, e consequentemente torna-se com uma boa rentabilidade por não precisar pagar essas taxas, e o risco é baixo, pois a perda acontece apenas com a quebra do banco, mas os títulos emitidos após 23 de maio de 2013 tem a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até o limite estabelecido pelo Fundo para recursos numa mesma instituição.

 

Faça uma pausa rápida…

_____________________________________________________________________________

– Está gostando do artigo? Aproveite para cadastrar seu email no topo da página e receba em primeira mão todas nossas novidades e fique por dentro de tudo o que rola aqui no nosso blog! Grato!

– Também aproveite para curtir nossa página e compartilhar esse artigo nas redes sociais.

_____________________________________________________________________________

Continuando…

 

Desvantagens e considerações

A desvantagem desse tipo de investimento é que para o pequeno investidor, existe a restrição de o valor mínimo para aplicar varia de acordo com cada banco que disponibiliza essa aplicação.

Para fazer essa comparação, você pode acessar o site dos bancos ou se cadastrar em uma corretora e verificar as informações disponibilizadas para esse investimento.

 

Simulação do cálculo da LCA

Para ficar mais claro para você, vamos fazer uma simulação da LCA.

Suponhamos que você faça um investimento de R$ 5.000,00 (Cinco mil reais) e a rentabilidade da LCA de algum banco específico esteja pagando 100% do CDI, e a taxa do CDI naquele momento fosse de 10% a.a e que o prazo que queremos resgatá-la fosse acima de 12 meses.

Neste caso ficaria da seguinte forma:

~> CDI 10% a.a = CDI 0.833% a.m

~> Rentabilidade de 100% CDI = 0,833% a.m

A rentabilidade mensal bruta de:

LCA = 5.000,00 * 0,833% a.m

LCA = 5.041,65 a.m

E a rentabilidade anual bruta seria de:

LCA = 5.000,00 * 10% a.a

LCA = 5.500,00 a.a

 *Valores apenas para demonstração de cálculo!

 

Dica valiosa (Grave ela na sua memória)

Compare sempre as informações em cada investimento em renda fixa, pois em alguns dos casos um pode estar com uma vantagem superior ao outro, ou seja, compare os percentuais pagos, também compare os descontos em cima da rentabilidade, neste caso os impostos, e também o desconto caso o resgate seja antes do vencimento e faça os cálculos simples para saber qual seria o melhor para você, pois desta forma estará ampliando a possibilidade de um investindo em renda fixa mais rentável.”

 

Para finalizar

O investimento em LCA – Letra de crédito do agronegócio é um bom investimento pelo fato do risco/retorno dar ao investidor uma boa margem de segurança quanto ao seu capital investido. Sendo assim é aconselhável também que o investidor busque todas as informações necessárias sobre o investimento que queira entrar para que não tenha surpresas após a realização do mesmo, e a gama de informações é muito extensa, isso fará com que você não fique desinformado antes de aplicar seu dinheiro.

Gostou do texto? Cadastra-se e continue conosco, e caso fique alguma dúvida, ou tenha alguma sugestão, faça um comentário abaixo, estamos sempre dispostos a ajudar.

 Até a próxima!