Planejamento Financeiro – O Guia Absolutamente completo

10 Flares 10 Flares ×

foco

Se você abriu esse artigo é porque está querendo aprender como fazer um planejando financeiro pessoal ou até mesmo empresarial. Então, continue lendo que vai entender em alguns passos que é possível viver livre de dívidas e ainda obter vantagem com isso.

Bom, primeiro vou mostrar alguns passos que você irá aprender se continuar lendo e chegar até o final:

1 Reconhecer que a mudança é necessária
2 Gastar menos do que ganha
3 Poupar o seu saldo positivo
4 Se educar antes de investir
5 Definir objetivos
6 É hora de Investir (Aperte o Play)

Agora que está ciente do que será abordado, arregace as mangas respire fundo e se concentre na leitura.

Obs: No final do artigo tenho um bônus para você, então continue lendo!

Antes de falar do primeiro tema, quero mostrar para você um dos princípios da Administração (Quem é formado ou está formando em administração sabe isso na ponta da língua).

Princípio da Administração: PLANEJAMENTO

“O planejamento consiste em definir objetivos para traçar metas, assim identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Interpretam-se dados, analisam-se recursos. O planejamento ocorre com base em muito estudo, muita pesquisa, antes da implantação de qualquer coisa, ele pode durar meses ou até anos.”

Seguindo esse princípio que deixa bem claro sobre o que se refere a Planejamento, continuamos com nosso contexto.

#1 Reconhecer que a mudança é necessária

martelando

Antes de começar a definir o seu objetivo, ou traçar metas, é necessário reconhecer que você precisa mudar seus hábitos financeiros.

Claro que se você já tem um controle sobre seus gastos, é necessário apenas traçar seus objetivos e seguir em frente para alcança-los. Fora isso é necessário uma drástica mudança para fazer esse levantamento.

Hoje em dia a maior parte da população possui um meio tecnológico de se comunicar, seja celular, computador, tablet, etc.

Sendo assim, não há desculpas para não ter onde anotar os seus gastos para poder controlá-lo. Pois até em uma folha de papel é possível fazer suas anotações sobre seus gastos.

#2 Gastar menos do que Ganha

sem dinheiro

Agora que já reconheceu que é preciso mudar e colocamos para você anotar todos os seus gastos em algum meio tecnológico, não perca tempo e comece seu planejamento.

Vou descrever agora uma série de DICAS fáceis para ajudá-lo a gastar menos do que você recebe.

→ Primeira dica
Utilize o computador, abra uma planilha Excel, e monte colunas ou linhas, sendo uma com seus gastos, outra com seus rendimentos e outra com a diferença entre os dois para montar sua planilha básica. Salve ela como Planilha de Controle Financeiro. Copie e cole a planilha em várias abas informando o mês para cada uma delas e vai atualizando conforme o mês.

→ Segunda dica
Antes de comprar qualquer coisa verifique sempre a necessidade, ou seja, você realmente vai precisar do que está prestes a comprar? Se não, concorda que não precisa comprar? Produtos relacionados por exemplo a saúde e alimentação são indispensável, dessa forma, não há necessidade de deixar de comprar a não ser que sejam itens extras.

→ Terceira dica
Sempre negocie antes de comprar.

Pense assim, a pessoa que está vendendo a você, comprou aquele determinado produto mais barato do que está oferecendo, a maioria das vezes ela pagou 100% menos do que está oferecendo, ou seja, se você negociar para pagar 50% do que ela está oferecendo, ela estará ganhando e você também, maravilha não é?

→ Quarta dica
Compre sempre que puder pela internet. Apesar de muitas pessoas ainda terem resistência a usar a internet para compra com medo de fralde é nela que você muitas vezes irá pagar muito mais barato, e também hoje a maior parte dos sites de vendas (e-commerce) têm o símbolo de segurança garantida.

→ Quinta dica
Use o cartão de crédito em casos que você saia beneficiado, por exemplo, se você usa para ganhar milhas, ou quando as parcelas saem sem juros, ou também quando você tem a certeza que no mês seguinte ou nos meses seguintes no caso de parcelas, estarão descritas na planilha acima e que o saldo final não esteja extrapolando o seu limite.

Uffa!!! Creio que essas dicas básicas já abriram melhor sua mente para o controle dos seus gastos.

Dessa forma gastando menos do que se ganha é a mesma coisa que Receita maior que Despesa é igual a LUCRO!!!

Pronto, você já deu o #2 (Segundo) passo para seu planejamento financeiro.

#3 Poupar o seu saldo positivo

ID-100146046

Quando você tem controle financeiro e passa a manter uma organização dos seus gastos, o final é sempre positivo.

E neste momento que você estará caminhando para o sucesso pleno.

Com as sobras mensais em sua conta, antes de PENSAR em usá-la para comprar alguma coisa não necessária, abra um conta poupança.

Isso mesmo, abra uma poupança, pois você ainda não começou a investir, apenas está poupando para depois investir.

Dessa forma você conseguirá ainda aproveitar dos juros da poupança mesmo sendo baixos.

IMPORTANTE:

“É necessário manter DISCIPLINA, ou seja, controlar os gastos mensais, pegar a sobra e deixar na poupança, pois sem isso, você estará deixando o planejando de lado e voltando a ficar endividado, mantenha se disciplinado, os orientais são mestres nisso.”

#4 Se educar antes de investir

calculo

Caso você tenha sido disciplinado e conseguiu chegar até o passo #3 do artigo, pare um pouco … respire … leia a mensagem abaixo..

>>VOCÊ É VITORIOSO!!!<<

O que vemos hoje em programas de TV ou mesmo na conversa com um colega de trabalho é sobre estar endividado, e nunca que o dinheiro está sobrando. Então se chegou até aqui, você é vitorioso.

Então, agora que você pode falar com alegria que o saldo da sua está positivo, que você tem um dinheiro em sua conta que você pode investir, a melhor saída antes de procurar um banco, um guro, um especialista, uma corretora ou qualquer tipo de local onde você possa investir, entenda de uma vez por todas que a educação financeira é o melhor investimento.

Então, procure sites, blogs, livros, pessoas influentes, programas, tudo o que você puder para ter informação suficiente para aprender antes de investir.

PS “Você está fazendo isso agora lendo nosso artigo :)”

Qualquer pessoa que deseja aprender, informação é o que não falta hoje em dia, internet está ai para isso.

Então, a desculpa para aprender não existe. Não engane a si mesmo, procure estudar.

#5 Definir objetivos

ID-100305118

Neste passo, você estará apto para colocar um objetivo a seguir, pois já terá bastante informação que foi absorvida com o estudo, e isso já será uma grande vantagem.

E para definir esses objetivos, você deverá inicialmente pensar a longo prazo, ou seja, aquele dinheiro que você poupou você usará para investir porém para obter rentabilidade a longo prazo.

Esses objetivos, podem ser por exemplo investir para conseguir comprar uma casa própria, ou para quitar o carro, ou para conseguir viver apenas dos seus investimentos.

Para ajudar você inicialmente, caso esteja um pouco confuso onde alocar o seu dinheiro, vou descrever abaixo alguns tipos de investimentos que ampliarão o seu horizonte e que são bons para longo prazo.

→ Investir em CDB
 Investir em LCA
 Investir em LCI
 Investir em Tesouro Direto
 Investir em Debentures

Esses são investimentos em Renda Fixa que são mais comuns para os investidores, e todos eles com a estratégia correta você com certeza poderá obter boa rentabilidade.

Caso queira saber um pouco mais sobre esses investimentos, basta clicar neles.

Se sua vontade é investir em renda variável, é necessário um estudo mais a fundo, pois é um mercado mais volátil e arriscado, porém com melhor rentabilidade.

Caso queira saber um pouco mais sobre investimento em renda variável, clique aqui.

Dica: Com pouco estudo, você terá noção suficiente para investir em qualquer desses investimentos em renda fixa, porém não faça sem ter conhecimento algum, é melhor para sua “saúde financeira”.

Você não vai querer acertar suas contas, economizar, poupar e investir sem conhecimento e perder dinheiro não é ?

Então, busque saber um pouco sobre eles.

IMPORTANTE

“Eu sei que a leitura está extensa, mas alerto a você para uma coisa, as pessoas mais inteligentes leem mais, não pare agora.”

#6 É hora de Investir (Aperte o Play)

ID-10056712

Após a definição do seu objetivo, é hora de colocar todo o aprendizado e a estratégia em prática.

Você pode colocar todo seu planejamento em uma planilha também. Acompanhar seus investimentos é a melhor forma de tudo sair conforme o esperado.

Também poderá fazer cálculos para saber o que te espera quando você for resgatar o investimento.

Se optar pelo investimento em renda fixa, alguns investimentos te darão o quanto irá receber no final do vencimento do mesmo quando fechar a aplicação, ou seja, você saberá exatamente o quanto receberá no final.

Os investimentos que seguem índices poderá variar conforme os mesmos, porém sua rentabilidade também pode ser maior, neste caso é necessário saber até que ponto você estará disposto a assumir riscos.

Porém é uma boa oportunidade para obter maior ganho.

O que eu quero deixar bem claro é que qualquer tipo de investimento trará um retorno financeiro bom, existem aqueles que são menos arriscados e consequentemente com menor rentabilidade e em contrapartida existem aqueles com maiores riscos, porém também maior será a rentabilidade.

Mas de qualquer forma investir seu dinheiro de forma consciente é a melhor saída para ganhos futuros.

Passos Bônus:

Citarei mais dois passos como bônus, pois esses já serão o resultado colhido através do seguimento do Planejamento Financeiro.

#7 Conquiste sua independência financeira

liberdade

Neste passo você provavelmente estará com uma situação financeira melhor do que estava antes, pois se seguir os passos descritos acima você terá mais de 90% de chance de conseguir um resultado satisfatório, não posso afirmar 100% pois existem fatores pessoais e de mercado que influenciam.

Então a dica para esse passo é a seguinte:

Para conquistar sua independência financeira você precisa planejar o futuro, basicamente esse planejamento devem incluir os seus gastos durante um período se possível um pouco mais longo e comparar com os rendimentos do dinheiro investido para saber se é possível viver apenas deles.

Dessa forma para fazer esse planejamento futuro você precisa antes seguir todos os passos anteriores para que se tenha controle da situação financeira.

Feito isso você conseguirá mensurar através dos seus ganhos com os investimentos se é possível viver liberto de um emprego fixo, e ter renda suficiente para se manter e manter os gastos e necessidades apenas com a renda proveniente dos investimentos.

E o ponto não menos importante, você precisa continuar investindo 🙂

#8 Continue planejando

ID-100274007

Continuar planejando, montando meios de sempre ter o controle da situação financeira é o básico para quem aprendeu e seguiu os passos deste guia do planejamento financeiro.

Você precisa adotar um padrão de vida de acordo com seu rendimento, pois caso contrário, não conseguirá seguir esta forma.

Então continue planejando que os resultados sempre viram e caso você sair do eixo você saberá contornar pois terá tudo planejado.

Um exemplo de falta de planejamento é quando uma empresa nova é lançada no mercado, consegue se sustentar e ter lucro inicialmente, porém não manteve o seu plano de negócios atualizado e dessa forma acabou invertendo o quadro e começou a ter prejuízo e assim veio a falência.

Isso acontece muito no Brasil e no mundo, então Planejamento é um tema que não pode ser deixado de lado.

CONCLUINDO

Se você conseguiu aguentar essa leitura até o final então quer dizer que você está disposto a seguir esses passos descritos aqui.

Dessa forma você pode ter certeza que saíra bem no final.

Passos para o Planejamento Financeiro:

1 Reconhecer que a mudança é necessária
2 Gastar menos do que ganha (Receita maior que despesa igual a LUCRO)
3 Poupar o seu saldo positivo
4 Se educar antes de investir
5 Definir objetivos
6 É hora de Investir (Aperte o Play)

Passos Bônus

7 Conquiste sua independência financeira
8 Continue planejando

Se você pretende seguir um planejamento financeiro conforme dito nesse artigo, tenho um bônus para você que é relacionado ao passo #4 (Se educar antes de investir), pois se você conseguiu chegar até o passo #3 (Poupar o seu saldo positivo) você precisará de informações para seguir os passos adiante (#4).

Então esse bônus é um vídeo gratuito que vai ampliar o seu caminho para conquistar a independência financeira, para isso basta apenas você deixar um comentário abaixo dizendo “Eu quero receber o vídeo” e se cadastrar nessa caixa aqui embaixo da nossa (Lista Vip), coloque seu email nela e enviarei um vídeo gratuito para você conhecer o método e investir com sucesso.

Finalizamos por aqui. Caso tenha alguma dúvida ou queira fazer alguma crítica a área de comentários está aberta para você, fique a vontade.

Abraços e ate a próxima!

E não deixe de fazer seu comentário e se cadastrar aqui embaixo (Lista Vip) para receber o vídeo gratuito pois ele ficará disponível por pouco tempo!

Créditos de imagem freedigitalphotos.net