Poupança

0 Flares 0 Flares ×

Poupan-C3-A7a1Poupança, é a parcela de sua renda que não é utilizada quando se é recebida, e assim é guardada para ser usada futuramente.

No Brasil, vemos uma confusão entre o conceito de poupança e a caderneta de poupança, que no caso é uma forma de investimento, sendo comum o seu uso de forma indiscriminada.
Entretanto, a poupança do ponto de vista econômico  é o acúmulo de capital para investimento.

Porém atualmente, a poupança está sendo apenas uma
forma de manter dinheiro guardado para uma possível emergência. Não se vê a poupança como o investimento de boa rentabilidade, pois os juros decorrentes sobre a mesma não geram um rendimento favorável.

Quando ocorre uma redução na taxa SELIC, a poupança acaba se tornando um investimento atrativo, por causa da isenção do imposto de renda (IR) e imposto sobre operações financeiras (IOF).

A rentabilidade da poupança é passado pelo Banco Central, desta forma todos os bancos são obrigados a seguir o mesmo padrão para esse investimento.

Mas mesmo assim, o investimento em poupança não é favorável, pela baixa rentabilidade, facilidade em fazer outros investimentos, exemplo Tesouro Direto, para seu dinheiro render mais é necessário diversificar sua carteira, o risco da queda da taxa de juros, o mercado financeiro está mais sólido, com maior entendimento sobre finanças as pessoas estão mais dispostas a investir e dentre outros motivos que poderiam ser citados.

Porém com a poupança é um bom sinal de que você está indo no caminho certo, podendo com o conhecimento adquirido através de estudos utilizar a poupança para começar a investir de outras formas, e em outros tipos de investimentos mais rentáveis.

Ai começa o passo a passo pra independência financeira, até agora você poupou, a partir deste momento você começará a investir, a fazer o seu dinheiro trabalhar por você, sendo assim, aqui você encontrará inúmeras formas de investimento que são utilizadas para fazer seu dinheiro render mais.

Siga conosco e vamos a caminho do sucesso, em nosso blog você encontrará diversos tipos de investimentos para aumentar seu rendimento, então se cadastre e receba todas as novidades e caso fique alguma dúvida, nos mande uma mensagem ou faça um comentário.

Até a próxima!