Tesouro Direto

0 Flares 0 Flares ×

renda fixaO que é ?

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional.

Os títulos públicos são ativos de renda fixa que são opções de investimentos com baixo risco e segurança para o investidor, ótimo para os conservadores, apesar de uma menor volatilidade comparando aos ativos de renda variável, o mesmo pode garantir boa rentabilidade aos investidores.

É um método de investimento que algumas pessoas ainda não conhecem e que é uma ótima fonte de para se investir, sua finalidade é de captação de recursos para financiar projetos do governo federal.

Investir no Tesouro Direto é simples e você não precisa de muito dinheiro para começar, com apenas R$ 30,00, você pode começar a fazer seu investimento, e é um forma de você conhecer o programa para depois ir mais a fundo, e ainda você pode investir pela internet, não precisa sair de sua casa.

O gerenciamento do seu investimento é feito por você, podendo escolher prazos, indexadores,e também fazer agendamento das suas aplicações.
 

Como investir ?

Fazendo um cadastro em uma corretora que você conhece, e você já pode começar suas aplicações, e receberá seus rendimentos até o vencimento sendo depositado em sua conta bancária. Caso queira vendê-los, poderá fazer antes da data de vencimento ao Tesouro Nacional.

Além dessa opção você também pode fazer o cadastro em algum banco e efetuar a compra pelo site , é super simples, fácil e cômodo. Para ver a listagem clique aqui.

A escolha dos títulos dentre os existentes deve seguir em direção as características compatíveis com o seu perfil e com o objetivo de seu investimento. Existem títulos prefixados, cuja taxa de rentabilidade é determinada no momento da compra. Também existem os títulos pós-fixados, que neste caso o valor do título é corrigido por um indexador definido, como os títulos remunerados por índices de preços e indexados à taxa de juros básica da economia, a Selic, os títulos são de curto, médio ou longo prazo.

Uma das vantagens é sua taxa de custódia de administração que é baixa e o imposto é cobrado no momento da venda, pagamento do cupom ou vencimento do título.

 
Quais os títulos públicos disponibilizados para compras ?

LTN (Letras do Tesouro Nacional)
Título prefixado, o investidor sabe exatamente o retorno do título se carregá-lo até a data de vencimento.

NTN-F (Notas do Tesouro Nacional – Série F)
A NTN-F é um título prefixado, como a LTN, então o investidor sabe exatamente o retorno do título se carregá-lo até a data de vencimento, porém o investidor recebe um fluxo de cupons semestrais de juros, ou seja, a cada seis meses recebemos um rendimento em cima de nosso investimento, caso não tenha necessidade de usa-lo, basta reinvestir.

NTN-B (Notas do Tesouro Nacional – Série B) – Pós-fixado
Permite ao investidor obter rentabilidade em termos reais, mantendo seu poder de compra ao longo do tempo, se protegendo de flutuações do IPCA. Também recebe cupons semestrais.

NTN-B Principal – Pós-fixado
É um título semelhante à NTN-B, ou seja, permite ao investidor obter rentabilidade em termos reais, mantendo seu poder de compra ao longo do tempo, se protegendo de flutuações do IPCA, porém não oferece cupons semestrais de juros ao investidor.

LFT (Letras Financeiras do Tesouro) – Pós-fixado.
Indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada indexada à taxa de juros da economia (Selic).
 
Outra vantagem do Tesouro Direto é a possibilidade do investidor montar sua carteira de acordo com os seus objetivos.

Concluindo, você é capaz de investir no Tesouro Direto de forma fácil e eficaz, e você não precisa de muito dinheiro, não há porque ficar dando desculpas a si para não investir, então comece agora.

Espero termos esclarecido. Aproveite para se cadastrar pois o Tesouro Direto já está com novidades para os investidores e falaremos quais são elas em outro artigo mais adiante!

Fique conosco!